sábado, 22 de janeiro de 2011

you and your sister – chris bell



do single i am the cosmos/you and your sister, de 1978. o álbum i am the cosmos foi lançado postumamente em 1992 e uma edição deluxe do mesmo, em 2009.


a três dias de 1979, chris bell – dobradinha com alex chilton para fazer de big star a melhor coisa dos anos 1970 – bateu o carro num poste e morreu aos 27 anos, em memphis. por algum motivo esta morte me parece mais trágica que todas as outras mortes trágicas da música. não me parece hipérbole qualificar esta canção de perfeita. ela não é muito piegas ou apegada, tem a medida de ternura perfeita, um afeto brando que implicita um grande transporte emotivo justamente por esta parecer uma comoção sem precendentes para o eu-lírico. parece de fato que ele descreve sua primeira paixão, porque ele só quer abraçá-la, abraçá-la, e o vocal de bell coloca a mão no fogo pelas intenções dele. as outras pessoas não acreditam no amor dele, especialmente a irmã dela, mas ele também está preocupado com o amor dela "se esvaindo" e com ela acreditando que seus próprios olhos – que o veem e que correspondem ao seu amor – a estão enganando – e não estão, ele assevera, como se dissesse eu sou de verdade, eu sou o cosmos. não tenha medo, ele pede, e a beleza da música reside em seu esquivamento: ele não assegura suas intenções honradas à irmã dela ou às outras pessoas, mas só a ela. quer imagem mais bonita de duas pessoas sozinhas que "and let me whisper in your ear/ don't you worry, they can't hear"?

minha outra canção do bell favorita, "look up", quase foi escolhida para ser a primeira dele no blog, mas pareceria piada colocá-la logo depois de "i saw the light", do hank williams. duas liturgias sublimes merecem um espaço de tempo maior que 24 horas, para o bem da sensibilidade do amigo leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário