terça-feira, 4 de janeiro de 2011

streets of philadelphia – bruce springsteen



da trilha sonora do filme philadelphia, de 1994.


uma canção sobre ser desertado pelas pessoas, mas não por uma cidade. son volt, em "tear-stained eye", fala em "walking down main street/getting to know the concrete/ looking for a purpose from a neon sign", e exceto pela visão turva pela lágrima trata-se de uma canção algo celebratória. esta não. há pessoas que a transformam em hinos para enfrentar supermercados, mas ela também é a canção-tema de um dos primeiros filmes a retratar a aids de modo a não deixar susan sontag mortificada. uma composição que sabe se resguardar, servindo tanto para pacificar alguém fazendo as compras do mês quanto para abrigar um moribundo. springsteen faz referência a alguém que não o eu-lírico por meio dos vocativos "friend" e "brother". a primeira menção é desesperada porém deprendida ("oh brother are you gonna leave me/ wasting away on the streets of philadelphia?"), a segunda é desencantada, mas já se ensaia uma aproximação resignada ("ain't no angel gonna greet me/ it's just you and i my friend), e a terceira é quase um chamado à ação ("so receive me brother with your faithless kiss/ or will we leave each other alone like this/ on the streets of philadelphia?"). mas as melhores imagens são as que fundem eu-lírico e cidade: andar pelas ruas até que as pernas pareçam empedradas e finalmente perder suas roupas, livrando-se da pele enquanto se anda mil milhas, sentindo-se desaparecer. encontro conforto aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário