quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

nightime – big star



do (melhor) álbum (de todos os tempos) third/sister lovers, de 1978.


big star é minha banda favorita e alex chilton é possivelmente um anjo olhando por todos os flâneurs, o guia que nos levará à terra prometida, uma "paisagem de gente viva" (como diz walter benjamin). e "nightime" é tão virtuosa! é possível dedilhar a alma do eu-lírico e a generosidade de quem deu vida a ele. há um trecho em "the state that i am in", do belle and sebastian, que diz "now i'm feeling dangerous, riding on city buses for a hobby is sad", mas falta algum enternecimento nesse flash de vida, ele é autoconscientemente sombrio, ele diz que andar de ônibus à noite é triste, mas não dá para sentir muita melancolia em alguém que aponta suas pequenas imperfeições ao mesmo tempo em que as avalia. já o "they're looking at me, all the people to see" de "nightime" arremessa incríveis possibilidades apenas para, logo depois, enclausurá-las em uma só pessoa: "and when i set my eyes on you, you look like a kitty." mas taí uma operação que dá certo: reconhecer a diversidade e fixar-se na unidade. é por isso que, ao final, quando se repete "get me out of here", o miserabilismo é muito mais entranhado (por ser menos afetado) do que, para citar um trecho de outra canção de belle and sebastian, o "get me away i'm dying". nas músicas de alex chilton, ninguém está morrendo pelos cantos, ninguém examina seu próprio estado espírito com tanta seriedade. as pessoas parecem seres humanos. tautologia à parte, ufa.

caught a glance in your eyes and fell through the skies.

Nenhum comentário:

Postar um comentário